segunda-feira, 23 de outubro de 2017
Sobre o Território da Música
voltar à página inicial
Artistas de A a Z A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z #
Notícias
Agenda
Leia
Fotos
Promoções
Serviços
 
*publicado em 16/06/2016 - 18h34
Tarja Turunen: The Brightest Void
Eduardo Guimarães
Redação TDM
tamanho
da letra
“The Brightest Void” é, oficialmente, o sexto disco de estúdio da cantora Tarja Turunen, contando aí com os dois registros de versões de música clássica “Henkäys ikuisuudesta” e “Ave Maria - En Plein Air”. Este novo trabalho pode ser considerado uma prévia de outro álbum previsto para chegar às lojas em agosto, “The Shadow Self”.

Este aperitivo dado aos fãs conta com nove faixas, incluindo covers, versões de faixas já conhecidas, novidades e uma nova mixagem de “Paradise (What About Us)”, música que originalmente foi lançada no álbum “Hydra”, do Within Temptation, e traz Tarja dividindo os vocais com Sharon den Adel e acompanhamento dos músicos da banda holandesa.

A primeira faixa do repertório é “No Bitter End”, música que começa com um riff que parece indicar que a ex-vocalista do Nightwish procurou uma sonoridade mais pesada em suas novas composições. Porém, nos versos esse peso inicial perde força e principalmente durante o refrão. O que parecia uma guinada ao lado pesado da força se esvanece rápido.



Para as sessões de gravação do material que resultou em “The Brightest Void” e “The Shadow Self”, Tarja contou com alguns músicos convidados. Um deles é o vocalista e saxofonista finlandês Michael Monroe, que ganhou fama no mundo do rock como vocalista da banda punk glam Hanoi Rocks. Monroe colabora em “Your Heaven and Your Hell”. Um heavy rock rápido e direto com um belo interlúdio que conta até com um solo de sax. A música é bem bacana, mas soa estranha sendo incluída em um disco de Tarja.

A faixa seguinte, chamada “Eagle Eye”, traz outros dois convidados: Toni Turunen, irmão da vocalista, e o baterista Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers. Segundo a própria Tarja, no disco “The Shadow Self” esta música será incluída em uma nova versão contando com outros músicos. Sobre a música em si, é mais a cara do trabalho já conhecido de Tarja, bastante melódico e bem comercial, apesar de lampejos de metal com uma guitarra pesada.

“An Empty Dream” vem em seguida. Música já conhecida dos fãs, foi lançada no ano passado originalmente na trilha do filme argentino “Corazón Muerto”. A nova versão traz mais incursões de barulhos e chiados - ou efeitos, se preferir - que ajudam a reforçar o clima sombrio do filme, além de ter uma presença mais marcante da voz da cantora.

Uma música que realmente é um achado neste repertório é a bela versão de “House of Wax”. Lançada por Paul McCartney no disco “Memory Almost Full”, de 2007, o cover gravado por Tarja deixou a música muito mais sombria e melancólica, porém muito bonita. Ponto alto do álbum, com um belo solo de guitarra.

Como anunciado, “The Brightest Void” é um prenúncio do próximo álbum. Por isso e pelo próprio repertório mediano, o item provavelmente valha muito para aumentar a coleção dos fãs de Tarja Turunen, mas não deve empolgar os poucos familiarizados com o trabalho da ex-Nightwish.
01. No Bitter End (videoclip version)
02. Your Heaven and Your Hell (com Michael Monroe)
03. Eagle Eye (com Chad Smith & Toni Turunen)
04. An Empty Dream
05. Witch Hunt
06. Shameless
07. House of Wax (Paul McCartney cover)
08. Goldfinger (Shirley Bassey cover)
09. Paradise (What About Us) (com Within Temptation)
Avaliação:
Selo: NEMS Enterprises SRL
Ano de lançamento: 2016
Artistas relacionados: Tarja Turunen
Avalie este lançamento
 
0%
 
16,67%
 
16,67%
 
50,00%
 
16,67%
Selecione a sua avaliação
e clique em votar.
* 6 votos registrados
Relacionadas
Relatar erros
 
ENQUETE
Que tipo de conteúdo você busca num site de musica?
Noticias
Entrevistas
Reportagens longas
Resenhas de discos
Resenhas e fotos de shows
Colunas temáticas