sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
Sobre o Território da Música
voltar à página inicial
Artistas de A a Z A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z #
Notícias
Agenda
Leia
Fotos
Promoções
Serviços
 
*publicado em 8/8/2012 - 13h46
Tulipa Ruiz: Tudo Tanto
Lizandra Pronin
Redação TDM
tamanho
da letra
Entre a MPB e o indie, a cantora Tulipa Ruiz encontrou seu lugar ao sol. E essa praia em "Tudo Tanto", o novo disco de Tulipa, tem direito a psicodelia tropicalista, riffs de guitarra e brincadeiras com a voz.

Filha do guitarrista, produtor e crítico musical Luiz Chagas, da Banda Isca de Polícia, Tulipa sempre esteve envolvida com a música. Mas começou a carreira de forma relativamente tardia, aos 30 anos. Ela foi uma das artistas que colocou suas músicas no hoje quase falecido MySpace e de repente se viu cheia de convites e fãs.

O disco de estreia, "Efêmera", saiu em 2010, e fez a cantora famosa levando-a a tocar inclusive fora do Brasil. É claro que toda essa exposição resultou em pressão e expectativa para o segundo álbum.

Com 11 canções que totalizam 44 minutos, "Tudo Tanto" é um passo adiante na carreira da cantora. Tulipa não ficou vivendo da inércia do sucesso do disco de estreia. Ela ousou, experimentou. E isso é um acerto mesmo se o resultado não for lá aquelas coisas. No caso de "Tudo Tanto", o resultado é ótimo.

Algumas canções são 'fáceis', por assim dizer, como "É", mas não são exatamente canções pop. Tulipa mostra mais. Quando abusa dos agudos, como em "Víbora", pode não agradar a todos - muitos se lembrarão de Tetê Espíndola nesse momento. O mesmo vale para os gritos a lá Yoko Ono de "Like This". Mas o desespero que a interpretação revela na primeira e o inusitado que choca na segunda criam a personalidade única da artista.

Essa interpretação, a forma como às vezes pronuncia os erres - nos versos "E deixa ela passar por sua goela / E transbordar da boca" de "Cada Voz", por exemplo - e a maneira como explora temas cotidianos mostram uma Tulipa livre.

O repertório tem muitos destaques. "Tudo Tanto" é o tipo de álbum que precisa ser ouvido muitas vezes e é provável que suas favoritas mudem depois de algumas boas audições. Agora, eu citaria "É", "Quando Eu Achar" e "Dois Cafés". Vale mencionar que esta última conta com vocais e guitarra de Lulu Santos. O disco, aliás, traz outras participações, entre elas: Mauricio Takara (Chocotones), Kassin, Gustavo Ruiz (seu irmão), Luiz Chagas (seu pai) e o rapper Criolo.

A cantora, que estreia como artista plástica em exposição de gravuras, liberou o download gratuito do segundo disco em seu site oficial. Tudo porque o álbum de estreia havia vazado e Tulipa achou um absurdo que a qualidade da versão pirata fosse tão ruim.

Ouça o álbum "Tudo Tanto":

01. É
02. Ok
03. Quando eu chegar
04. Like this
05. Desinibida
06. Script
07. Dois Cafés
08. Expectativa
09. Bom
10. Víbora
11. Cada voz
Avaliação:
Selo: Independente
Ano de lançamento: 2012
Artistas relacionados: Tulipa Ruiz
Avalie este lançamento
 
50,00%
 
50,00%
 
0%
 
0%
 
0%
Selecione a sua avaliação
e clique em votar.
* 2 votos registrados
Relacionadas
Relatar erros
 
ENQUETE
Que o ano novo traga...
O Van Halen ao Brasil
Dinheiro para ver todos os shows que eu quero
Tempo para ouvir todos os álbuns que baixei
Paciência para aguentar as músicas chatas que meu vizinho ouve