quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Sobre o Território da Música
voltar à página inicial
Artistas de A a Z A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z #
Notícias
Agenda
Leia
Fotos
Promoções
Serviços
 
*publicado em 3/9/2010 - 16h23
Zeca Baleiro: Trilhas
Eduardo Guimarães
Redação TDM
tamanho
da letra
“Trilhas” é um dos novos lançamentos do cantor e compositor Zeca Baleiro que integra o pacotão “Vocês Vão Ter Que Me Engolir”, que incluí dois discos, dois livros e um programa de rádio. O pacote, segundo o próprio Zeca, é em comemoração pelos 13 anos do lançamento de seu álbum de estréia, “Por Onde Andará Stephen Fry?”.

Como o nome indica, este álbum traz compilados trabalhos feitos por Zeca nos últimos 11 anos para trilhas sonoras de peças teatrais e filmes. O intuíto da compilação é mostrar a um maior número de pessoas essas obras que tiveram pouca divulgação.

E ainda bem que assim foi feito, já que algumas dessas canções são muito interessantes e não mereciam mesmo ficar restritas às poucas tiragens das trilhas sonoras. O disco é cheio de momentos inspirados. Os destaques são “Carmo”, “Roxinha”, “Turbinada”, “Xote do Edifício”, e as instrumentais “Baile dos Anões” e “Flores Para os Mortos”.

“Carmo” e “Cunhataipora” são do filme “Carmo”, de Murilo Pasta. A música título do filme é uma da linda canção que poderia estar em qualquer discos de Zeca. Ótima canção. Outra música que merece atenção é “Turbinada”.

A música fala sobre as mulheres ‘construídas’ à base de botox, lipoaspiração, plásticas e outros macetes. A frase “ela ficou uma máquina, mas tudo que eu queria era uma mulher”, diz tudo. “Turbinada” tem um tema semelhante a “Salão de Beleza”, música do primeiro disco de Zeca.

Uma das músicas, “Roxinha”, traz a participação da atriz Rosi Campos em um bela interpretação. A música faz parte do espetáculo “Mãe Gentil”, de 2000, e não estava registrada em disco até agora.

O mais bacana desse disco é o fato dele trazer à tona canções praticamente desconhecidas e só por isso já vale a atenção. Aliás, duas músicas desse disco, “Carmo” e “Xote do Edifício”, estão disponíveis para baixar gratuitamente no site oficial de Zeca: www.zecabaleiro.com.br.
01. Carmo
02. Cunhataipora
03. Turbinada
04. Xote do Edifício
05. Dez Passos
06. Roxinha
07. Baile dos Anões
08. Quem Samba Não Chora
09. Flores Para os Mortos (Opus 3)
10. Samba do Balacobaco
11. Nome de Amor
12. Três Espadas
Avaliação:
Selo: Saravá Discos
Ano de lançamento: 2010
Artistas relacionados: Zeca Baleiro
Avalie este lançamento
 
81,82%
 
9,09%
 
9,09%
 
0%
 
0%
Selecione a sua avaliação
e clique em votar.
* 11 votos registrados
Relacionadas
Relatar erros
 
ENQUETE
O que você espera para 2014?
Show do The Who no Brasil
Show do Van Halen no Brasil
O fim do serjanejo universitário
O fim do funk carioca
Todas as anteriores
Nenhuma das anteriores