sábado, 26 de julho de 2014
Sobre o Território da Música
voltar à página inicial
Artistas de A a Z A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z #
Notícias
Agenda
Leia
Fotos
Promoções
Serviços
 
11/11/2009 - 18h34
O Solista
Postado por Cesar Dechen
Redação TDM
tamanho
da letra
Divulgação
Falar sobre um filme nem sempre é tarefa das mais fáceis, em especial quando nos sentimos tocados pela narrativa ou pelo assunto abordado. E “O Solista” (The Soloist - EUA, Reino Unido e França, 2009) é um desses filmes. Talvez por abordar assuntos que me são caros, como a música e a influência transformadora que ela pode exercer na vida das pessoas, “O Solista” se revelou para mim uma experiência cinematográfica indispensável para qualquer um que se interesse minimamente por música ou cinema. Não necessariamente pelos dois ao mesmo tempo.

Baseado em fatos reais, o filme que estreou no último dia 6 nos cinemas brasileiros se passa em Los Angeles e conta a história do jornalista Steve Lopez (colunista do jornal Los Angeles Times), vivido por Robert Downey Jr., e de Nathaniel Ayers (morador de rua, esquizofrênico, apaixonado por música clássica e músico excepcionalmente talentoso), interpretado por Jamie Foxx (ganhador do Oscar de Melhor Ator por “Ray”, de 2004).

Andando pelas ruas em busca de histórias interessantes, Steve Lopez é atraído pelo inusitado som de um violino que o leva até o morador de rua Nathaniel Ayers tocando Beethoven num velho e surrado violino com apenas duas cordas. As outras duas haviam se quebrado.

Veja abaixo o trailer do filme:

Investigando a história relatada a ele por Ayers, Lopez descobre que o sem teto fora considerado um prodígio do violoncelo e aluno brilhante da prestigiada Julliard, em Nova York, sendo este o ponto de partida da bela história contada inicialmente nos artigos que Lopez escrevera para o Los Angeles Times e em seu livro homônimo, agora transposto para o cinema em “O Solista”.

A trilha sonora de Dario Marianelli (vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de 2008 por “Desejo e Reparação”), criada com base em composições de Beethoven, se mostra excepcionalmente bem pensada e vinculada à interpretação única de Nathaniel.

Trilha sonora original de “O Solista”
01. Pershing Square
02. Crazy About Beethoven
03. Paper Mache World
04. A City Symphony
05. This Is My Apartment
06. There Is No Escape
07. Falling Apart
08. Four Billion Years
09. Nathaniel Breaks Down
10. Accordion Interlude
11. The Lord's Prayer
12. The Voices Within
13. Sister
14. Cello Lesson
15. Mr. Ayers And Mr. Lopez

Veja vídeo com o Nathaniel Ayers real em ação:
* Trecho do programa 60 Minutes, da CBS

Veja depoimento de Steve Lopez sobre Nathaniel Ayers:
* Vídeo produzido pelo jornal Los Angeles Times

“O Solista” me lembrou um pouco a história do pianista David Helfgott, retratada em “Shine”, de 1996 e, independente de suas preferências musicais, se você gosta de música, recomendo sem restrições que assista a “O Solista”.

Depois de assistir ao filme, recomendo uma passadinha no especial feito pelo Los Angeles Times em www.latimes.com/soloist com textos de Steve Lopez e vídeos de Nathaniel Ayers e também no site oficial do filme, em www.soloistmovie.com, com uma série de conteúdos extras, como entrevistas e papéis de parede.

Ah, se tiver um tempinho, passe também por aqui para me contar o que achou do filme. Boa diversão.
Artistas relacionados: Nathaniel Ayers
Relacionadas
Relatar erros
TDM no Google+
TDM no Facebook
TDM no Twitter
Agenda
Classificados
Promoções