quarta-feira, 23 de abril de 2014
Sobre o Território da Música
voltar à página inicial
Artistas de A a Z A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z #
Notícias
Agenda
Leia
Fotos
Promoções
Serviços
 
*publicado em 12/8/2003 - 00h00
AC/DC: For Those About To Rock We Salute You - 1981
Agenor Vallone
Redação TDM
tamanho
da letra
Divulgação
“For Those...”, foi o 1º álbum que ouvi do AC/DC. Depois disso comprei todos os outros, e não parei até hoje. Esse disco é especial pra mim, afinal o 1º AC/DC a gente nunca esquece.

Todo mundo queria se vestir igual ao Paul Di’anno, com munhequeira para jogar tênis, jaqueta de couro, cinta de rebites e todo o resto. Eu, apesar de curtir Iron pra c.., gostava mais do visual do Angus. Tinha um paletózinho ‘véio’ e uma bermudinha feia, e algumas vezes ia para escola assim, eu era garoto e não estava nem aí, a galera nem ligava muito, porque todos tinham seus ídolos. Na minha escola tinha o Sid Vicious, o Rob Halford, o Bonzo, o Geddy Lee, Steve Harris, Robert Plant. Haviam umas oito bandas na escola, era muito, muito divertido. No intervalo colocávamos os “plays” para tocar no sistema de som da escola, eu levava muito Rush, Judas e AC/DC.

Bom, vamos ao CD, porque essa história é longa... “For Those about to rock”, é o oitavo album da carreira do AC/DC, e o segundo com Brian Johnson nos vocais. Foi gravado no H.I.S. Studios, e no At Family Studios, ambos em Paris, o engenheiro de gravação, foi Mark Dearnley, de mixagem, Dave Thoener e os engenheiros assistentes Andy Rose, Mark Haliday e Nigel Green. A produção mais uma vez, ficou a cargo do excelente Robert John “mutt” Lange. Bom, todos os profissionais, acima foram extremamente competentes, porque o álbum é uma preciosidade, foi feito por “rockeiros” para “rockeiros”.

Muitas pessoas acham AC/DC simples demais, mas não é bem assim não, preste atenção nas dinâmicas. Na batera de Phil Rudd, a caixa parece um tiro, o bumbo é um canhão, e o chimbal é muito bem colocado. As bases de Malcolm Young e os solos de seu irmão Angus Young, usando só um Marshall valvulado e sua Gibson S.G., e a precisão do baixo de Cliff Williams, provam que o AC/DC, não é tão simples assim, eles só fazem rock como ninguém, sem gracejos, sem frescurinhas. No álbum, não há nenhum efeito adicional, além, como já disse, das válvulas dos Marshalls, mas não pense que é pouco não, pelo contrário, é a medida exata para eles. Só ouvindo pra entender.

O álbum abre com “For Those About To Rock (We Salute You)”, é uma das músicas mais inspiradas do AC/DC, é bem pesada, mas tem um p... feeling, até hoje eles tocam essa música, e até hoje o público pira. “Inject the Venom” é um coice, no começo do solo de guitarra, Angus parece dar um tiro, é muito bom.

“Evil Walks”, é mais uma música impossível de ouvir sem prestar atenção: é pesada, chama atenção desde sua introdução, muito legal, até o final. “C.O.D” tem um riff muito bom, o que é típico no AC/DC, “Let´s Get It Up”, é a mias alegre do CD, tocávamos muito nas nossas festas, é uma sonzera. “Breaking the Rules”, é a mais “calminha”, mas não é chata, nem de longe, “Spellbound” é a música que fecha o play, a dinâmica aqui fala alto, é uma música que tem muita pegada.

As outras músicas são, “Put the Finger on You”, “Snow Balled” e “Night of the Long Knives”. O único ponto ruim nesse álbum, é sua duração, são apenas 40 minutos, de puro Rock.

Tudo, absolutamente tudo, nesse álbum é muito bom, exceto como já disse, sua duração. A capa é simples, só tem o logo da banda, o título do álbum é a foto de um canhão, mas é muito legal, há algum tempo, foram lançados na Alemanha alguns CD’s do AC/DC imitando o vinil, com capa de papelão, iguais as originais.

É fácil encontrar “For Those About To Rock”, o famoso ‘Play Do Canhão’, e outros CD’s do AC/DC, vale a pena, não é a toa que esses australianos tem o maior público de Rock do mundo.

Valeu!
Um abraço e até já...


FICHA TÉCNICA :: AC/DC : FOR THOSE ABOUT TO ROCK [1981]
01. For Those About To Rock (We Salute You)
02. Put The Finger On You
03. Let's Get It Up
04. Inject The Venom
05. Snowballed
06. Evil Walks
07. C.O.D.
08. Breaking The Rules
09. Night Of The Long Knives
10. Spellbound


PRODUÇÃO: Robert John “Mutt” Lange

FORMAÇÃO:
Malcolm Young (Guitarra)
Angus Young (Guitarra)
Brian Johnson (Vocal)
Cliff Williams (Baixo)
Phil Rudd (Bateria)
Artistas relacionados: AC/DC
Relacionadas
Relatar erros
 
ENQUETE
O que você espera para 2014?
Show do The Who no Brasil
Show do Van Halen no Brasil
O fim do serjanejo universitário
O fim do funk carioca
Todas as anteriores
Nenhuma das anteriores